Sua escola além da sala de aula

12 de out. de 2012

Entre o desenho realista e a estilização.


    Quando o homem sentiu necessidade de realizar seus registros pictórios em cavernas percebeu a real necessidade de estabelecer um contato verídico e realista com a posteridade humana, traduzindo em murais a história daquela época.

   Ao passar do tempo, tanto o artista quanto o público leigo, ou admiradores de arte entenderam  que a qualidade de uma obra poderia ser medida pelo “grau” de realismo. Sendo assim quanto mais realista a imagem de uma pessoa de verdade, quanto mais definida a perspectiva, o volume dos fios dos cabelos, a linha do rosto, a sombra e a luz nos traços do rosto, melhor.

   Esta rigidez se deu enquanto não havia ainda  a fotografia, o naturalismo – que é o nome dado às obras se aproximam mais da realidade – , mas paralelo a esse público havia quem ousasse mais do que realismo, buscavam explorar a expressão e a simbologia, para tal foi necessário desapegar se da realidade e foram em busca de formas de representação. Assim surgiam os primeiros conceitos de estilização. Nos registros de artistas cubistas de  Picasso ao mangá do Naruto, perceberemos este novo olhar.

   Há quem acredite que a estilização prejudique o desenho ou qualificando como de má qualidade, porém uma coisa é o gosto pessoal e outra é a qualidade e aplicação da técnica na prática. A dificuldade em observar e perceber a complexidade do trabalho é um fator que acaba fazendo com que o apreciador não goste. Sabemos que existem cartuns de péssima qualidade contudo há os que possuem expressividades impressionantes

   Quando você está ligado diretamente com a arte, produzindo ou utilizando não é bom deixar  que o gosto se confunda com a apreciação.



    Existem técnicas que estão ao alcance para darmos formatos diferenciados a nossa imagem, aliando a fotografia, a reprodução e a ampliação podemos estilizar nossa imagem, abaixo está o endereço de um site que ajuda a realizar este processo, para tal é necessário uma fotografia, folha A³, régua, lápis, borracha, as opções de colorir pode ser: lápis de Cor, canetas hidro cor, giz de cera, carvão e tintas guache. 



0 comentários:

Postar um comentário