Sua escola além da sala de aula

23 de mai. de 2012


PROJETO
SHOKO SUZUKI E ARTE DE SER CERAMISTA 
Turmas 101/102/103
Professora Anelise Ferreira da Silva

1-OBJETIVOS:

-Conhecer a artista Shoko Suzuki e sua obra
- Assistir ao DVD TV ESCOLA Shoko Suzuki: Cerâmica e Tradição
- Apreciar peças produzidas individualmente e as produzidas em série em materiais argila/ cerâmica,
- perceber o ritual na arte como momento de reflexão do artista,
- Vivenciar as sensações dos artistas ao criar peças em argila,
- Utilizar a musicamos processos de criação e como fonte de inspiração e reflexão,
- Buscar junto à natureza elementos de mediação entre o artista e a arte.
- Criar peças em argila a partir das reflexões alcançadas nas aulas de artes.


2-JUSTIFICATIVA:
          A clientela recém-chegada ao Ensino Médio muitas vezes se vê inserida em um contexto totalmente novo que embora os atraiam os assustem também, desta forma percebe se a importância em despertar a vontade do Fazer, Ler e Contextualizar, um processo importantíssimo para que torne o aluno um ser reflexivo e entendedor deste universo artístico que abre um leque para vivenciar diferenciadas possibilidades existentes. A arte como disciplina do Ensino Médico Politécnico objetiva alcançar uma visão abrangente em que o aluno construa a sua própria poética pessoal, ou seja, um modo pessoal e singular de estar no mundo e pensar o mundo e assim poder fazer as suas escolhas.

  
3-DESENVOLVIMENTO:

  
 Aula1

         Fazer a chamada distribuir o material impresso e conduzi lós à sala de DVD.
            *Assistir ao DVD, conversar sobre o Texto referente a artista Shoko Suzuki, destacando o que mais chamou a atenção, curiosidades, se alguém já havia visto uma queima de peças em argila, etc.
  *Entregar uma bola de argila e solicitar que os alunos a manipulem, sintam 
sua textura, suas diferentes formas, analise da cor, pensem sobre a sua origem,sua finalidade.





 Aula2

        *Dar início as atividades relacionadas ao estágio, realizar a chamada e convidá los a se dirigirem ao pátio da escola, nesse momento apenas levarem um caderno de desenho o lápis e a borracha.

      *Falar na arte, mostrar alguns objetos feitos com argila, solicitar que identifiquem as peças comerciais, produzidas em série e as peças únicas, que provavelmente não exista cópias, pensar sobre o fazer de cada uma delas, como foi concebida, que caminho foi percorrido.
         * Após solicitar que façam uma caminhada no pátio da escola e pensem sobre o que desejam construir com a argila, que tipo de objeto e passar para o papel.
         *Retornar para a sala de aula e verificar o material necessário para a próxima aula.
        
 Aula 3

       *Realizar a chamada e expor em folhas tamanho A³ as imagens que serão utilizadas na aula.
       *  Falar do Modelado por rosca/ acordoamento e as formas possíveis de manipulação.
                         Dar início a confecção do objeto idealizado.
           *Organizar as peças em um local que possam ser secas ao natural cobertas por um plástico escuro, sem risco de sinistros.



Aula 4

       Dar início as atividades , realizar a chamada, distribuir as peças para os alunos.

    * Cada aluno vai cartografar a peça, e após todos concluírem irão individualmente apresentar sua criação e dividir com o grupo as sensações percebidas durante a concepção da peça, o que chamou mais atenção e falar de uma forma geral como foi esta experiência.

        * Expor as peças em setores da escola, acompanhados de um texto sobre cerâmica e artistas como Shoko Suzuki e realizar uma confraternização.

 
AVALIAÇÃO:

         Os alunos serão avaliados quanto ao envolvimento com as atividades, (interesse, participação, entendimento, colaboração entre os grupos)









Referencias bibliográficas

DVD TV ESCOLA Shoko Suzuki: Cerâmica e Tradição, vol. 27-Coleção série Mundo da Arte,2000.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PROENÇA GRAÇA- Descobrindo a história da arte- 1ªed. São Paulo- Editora Ática, 2008, 248pg: Il.
NEWBWRY ELIZABETH- Como e porque se faz arte- 1ª Editora São Paulo, Ed. Ática, 2004 63pg:Il
OLIVEIRA, JÔ - Explicando a Arte- 1ªEd. Rio de Janeiro, Editora Ediouro,2006 157pg:Il.

1 comentários: