PROJETO
SHOKO SUZUKI E ARTE DE SER CERAMISTA
Turmas 101/102/103
Professora Anelise Ferreira da Silva
1-OBJETIVOS:
-Conhecer a artista Shoko Suzuki e sua obra
- Assistir ao DVD TV ESCOLA Shoko Suzuki: Cerâmica
e Tradição
- Apreciar peças produzidas individualmente e as
produzidas em série em materiais argila/ cerâmica,
- perceber o ritual na arte como momento de
reflexão do artista,
- Vivenciar as sensações dos artistas ao criar
peças em argila,
- Utilizar a musicamos processos de criação e como
fonte de inspiração e reflexão,
- Buscar junto à natureza elementos de mediação
entre o artista e a arte.
- Criar peças em argila a partir das reflexões
alcançadas nas aulas de artes.
2-JUSTIFICATIVA:
A
clientela recém-chegada ao Ensino Médio muitas vezes se vê inserida em um
contexto totalmente novo que embora os atraiam os assustem também, desta forma
percebe se a importância em despertar a vontade do Fazer, Ler e Contextualizar,
um processo importantíssimo para que torne o aluno um ser reflexivo e
entendedor deste universo artístico que abre um leque para vivenciar
diferenciadas possibilidades existentes. A arte como disciplina do Ensino
Médico Politécnico objetiva alcançar uma visão abrangente em que o aluno
construa a sua própria poética pessoal, ou seja, um modo pessoal e singular de
estar no mundo e pensar o mundo e assim poder fazer as suas escolhas.
3-DESENVOLVIMENTO:
Aula1
* Fazer a
chamada distribuir o material impresso e conduzi lós à sala de DVD.
*Assistir ao DVD, conversar
sobre o Texto referente a artista Shoko Suzuki, destacando o que mais chamou a
atenção, curiosidades, se alguém já havia visto uma queima de peças em argila,
etc.
*Entregar uma bola de argila e solicitar que os alunos a manipulem, sintam
sua textura, suas diferentes formas, analise da cor, pensem sobre a sua origem,sua finalidade.
Aula2
*Dar início as atividades relacionadas ao estágio, realizar a chamada e convidá
los a se dirigirem ao pátio da escola, nesse momento apenas levarem um caderno
de desenho o lápis e a borracha.
*Falar na
arte, mostrar alguns objetos feitos com argila, solicitar que identifiquem as
peças comerciais, produzidas em série e as peças únicas, que provavelmente não
exista cópias, pensar sobre o fazer de cada uma delas, como foi concebida, que caminho
foi percorrido.
* Após
solicitar que façam uma caminhada no pátio da escola e pensem sobre o que
desejam construir com a argila, que tipo de objeto e passar para o papel.
*Retornar para a sala de aula e verificar o material necessário para a próxima
aula.
Aula 3
*Realizar a chamada e expor em
folhas tamanho A³ as imagens que serão utilizadas na aula.
* Falar do
Modelado por rosca/ acordoamento e as formas possíveis de manipulação.
Dar início a confecção do objeto idealizado.
*Organizar as peças em um local que possam ser secas ao natural cobertas por um
plástico escuro, sem risco de sinistros.
Aula 4
* Dar início as atividades , realizar a chamada, distribuir
as peças para os alunos.
* Cada aluno
vai cartografar a peça, e após todos concluírem irão individualmente apresentar
sua criação e dividir com o grupo as sensações percebidas durante a concepção
da peça, o que chamou mais atenção e falar de uma forma geral como foi esta
experiência.
* Expor
as peças em setores da escola, acompanhados de um texto sobre cerâmica e
artistas como Shoko Suzuki e realizar uma confraternização.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados quanto ao
envolvimento com as atividades, (interesse, participação, entendimento, colaboração
entre os grupos)
Referencias bibliográficas
Disponível
em> http://www.uenf.br/Uenf/Pages/CCH/UESI/Ceramica/<acessado
em 14/03/2012 às23h.
DVD TV ESCOLA
Shoko Suzuki: Cerâmica e Tradição, vol. 27-Coleção série Mundo da Arte,2000.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Artes. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
PROENÇA GRAÇA- Descobrindo
a história da arte- 1ªed. São Paulo- Editora Ática, 2008, 248pg: Il.
NEWBWRY ELIZABETH- Como e porque se faz arte- 1ª Editora São Paulo, Ed. Ática, 2004
63pg:Il
OLIVEIRA, JÔ - Explicando a Arte- 1ªEd. Rio de
Janeiro, Editora Ediouro,2006 157pg:Il.
Um abraço Anelise, parabéns pelo trabalho. Muita arte para o planeta!
ResponderExcluir