Sua escola além da sala de aula

17 de jun. de 2014

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE CLANDESTINO NO MUNICÍPIO DE TAVARES.



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDGARDO PEREIRA VELHO

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO


PROFESSOR

ANELISE FERREIRA DA SILVA



OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE CLANDESTINO NO MUNICÍPIO DE TAVARES.



TAVARES/ RS

2014/01



OS PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE CLANDESTINO NO MUNICÍPIO DE TAVARES.




CONTEXTUALIZAÇÃO OU DIAGNÓSTICO
           
O crescimento da população urbana no Brasil acontece dia após dia, ocorrendo uma reorganização espacial dentro das grandes e pequenas cidades. Com o Estado do Rio Grande do Sul não está sendo diferente. E um dos aspectos mais significativos nesta transformação é o novo hábito da população, hábitos voltados ao consumo excessivo e ao descarte na natureza sem a devida conscientização. Outro fator é a  modificação dos hábitos alimentares e a correria do dia a dia que além do prejuízo a qualidade diversificada, ainda afetam diretamente série de problemas de ordem sanitária, ambiental, econômica e social.

Se lançarmos um olhar mais atento às questões sanitárias perceberemos ainda os danos que o lixo acarreta à saúde da população, deixando-as mais doentes e suscetíveis às viroses, aos odores e a inalação de reações químicas procedentes decomposição ao ar livre.

Tavares não difere em momento algum de outros municípios aonde a população ainda matem costumes herdados de gerações passadas, não percebendo o dano ao descartarem óleo de cozinha no solo, queimadas de PVC, e derivados, o depósito de resíduos orgânicos misturados aos não perecíveis ao solo. Sabemos que os novos discursos não atraem a mudança radical nos modos de ser e perceber a questão sustentável no país, mas é necessário que a façamos.

O resíduo final denominado lixo é de ordem diversificada, podendo se definida de acordo com as características de cada município ou comunidade onde foi produzido desde o ramo de produção (industrial ou agrícola).

A proposta jamais será de conflito social e sim de ir ao encontro dos interesses pessoais ou coletivos de uma sociedade, orientando e informando a respeito das possíveis mudanças.

JUSTIFICATIVA

O município de Tavares possui uma área de 60024 km² privilegiada pela irrigação da Laguna dos Patos e a diversidade ambiental do PARNA_ Parque Nacional da Lagoa do Peixe, mas como toda cidade sofre com o aumento da população e a fala de um plano diretor que identifique e autue infratores mais ousados que abusam ao descartarem o lixo em vias vicinais ou públicas sem grande responsabilidade. O descarte correto do lixo orgânico, proveniente de quaisquer seres vivos, e de fácil decomposição na natureza ou do lixo inorgânico, oriundos de produtos industrializados e de difícil decomposição pela natureza, mas podem ser reutilizados pelo homem.

OBJETIVO GERAL

Minimizar os problemas ambientais no município de Tavares gerados pelo lixo clandestino depositados em ruas, vielas e estradas vicinais do município.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conscientizar a população do descarte correto do lixo produzido na cidade.
  • Sensibilizar a população para a redução na geração de resíduos sólidos.
  • Contribuir com ações na promoção da redução de impactos ambientais.
  • Estimular a população a acondicionar o lixo em depósitos apropriados para evitar o derramamento facilitar o seu manuseio na hora da coleta.
  •  Orientar a população a depositar os restos do lixo orgânico no quintal das casas, produzindo compostagem para ser utilizada nos jardins, hortas e reforço das plantas.
  •  Chamar a atenção dos problemas ambientais e promovendo campanhas de conscientização sobre as suas causas e consequências.

PUBLICO ALVO

A Escola Estadual de Ensino Médio Edgardo Pereira Velho, situada a Rua Menotti Garibaldi nº 220, no Centro da cidade de Tavares / RS, atualmente conta com  48 professores efetivos e contratados  e 14 funcionários efetivos e contratados, com horário de funcionamento nos turnos manhã, tarde e noite. Atende uma clientela de aproximadamente 800 alunos de classe média baixa nos três turnos, oferta o Ensino Fundamental séries iniciais e finais este último na modalidade politécnica, o Programa Mais Educação e EJA.

O projeto beneficiará os alunos do ensino médio politécnico, turmas de  2º e 3º ano visando à interdisciplinaridade e trocas de saberes entre professores e alunos.


METODOLOGIA



1º Momento

Serão mobilizados os alunos do Ensino Médio Politécnico 2º e 3º anos sobre os impactos ambientais sofridos no município decorrente do descarte clandestino de produtos em ruas, vias, vielas e estradas vicinais no município, através de mini cursos, produções publicitárias (folders e cartazes) motivando os a interagir na comunidade.

2º Momento

Através das ações e sensibilizações desenvolvidas com os alunos das turmas já referidas, montar mini cursos nas localidades de capão Comprido, Tapera, Barrosa, Gaúcho, Capororocas, Olhos D’água e no município realizando a mesma intervenção com este público, fazendo que os alunos sejam multiplicadores da cidadania sustentável, interagindo diretamente na comunidade.

PROCEDIMENTOS


  • Criação e divulgação de folder informativo,
  •  Criação e divulgação de cartazes de informação
  •   Palestras sobre o descarte de resíduos orgânicos e inorgânicos clandestinos na cidade. 
  •   Vídeos informativos.
  •   Conscientização e monitoramento por quarteirões na cidade.
  •   Mini- Cursos.

CRONOGRAMA

DATA
PROPOSTA
22/ 06 /2014
Apresentação do Projeto para aprovação
05/08/2014
Início dos trabalhos na escola
12/08/2014
Circuito de Mini cursos de sensibilização na escola para estudantes 2º ano
19/08/2014
Circuito de Mini cursos de sensibilização na escola para estudantes
3º ano
26/08/2014
á
02/09/2014
Criação de folders informativos e cartazes
Vídeo de divulgação do projeto.
09/09/2014
Início dos trabalhos na comunidade - Circuito de Mini cursos de sensibilização na comunidade – Capão Comprido -
16/09/2014

Circuito de Mini cursos de sensibilização na comunidade – Tapera- Capororocas -  Olhos D”água.
23/09/2014
Circuito de Mini cursos de sensibilização na comunidade – Barrosa- Gaúcho.
30/09/2014
Circuito de Mini cursos de sensibilização na comunidade – Tavares -centro
01/10/2014
à
07/10/2014
Início da conscientização nos comércios e casas do município sobre a importância do descarte correto do lixo
15/10/2014
Passeata em Defesa da Natureza
Outubro
Finalização do Projeto.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS



0 comentários:

Postar um comentário