Sua escola além da sala de aula

30 de abr. de 2015

Arte no Varal - Mãos 3 D


Projeto Varal da Arte Mãos em 3 D



Apresentação/ Descrição

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Ao aprender Arte na Escola, o aluno poderá integrar os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e virtual, do sonho e da realidade.
A noção de intervenção é empregada, no campo das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o termo.
A intervenção se dá, assim, sobre uma realidade preexistente, que possui características e configurações específicas, com o objetivo de retomar, alterar ou acrescentar novos usos, funções e propriedades e promover a apropriação da população daquele determinado espaço.
                O termo intervenção é também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes. Intervenção, nesse caso, possui um sentido semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência. Colagens, assemblages, montagens, fotografias e desenhos são trabalhos que frequentemente se valem desse tipo de procedimento.
                Os projetos de intervenção são um dos caminhos explorados por um universo bastante diverso de artistas interessados em se aproximar da vida cotidiana, se inserir no tecido social, abrir novas frentes de atuação e visibilidade para os trabalhos de arte fora dos espaços consagrados de atuação, torná-la mais acessível ao público e desestabilizadora e menos mercantilizada e musealizada.
  
Justificativa
Em algumas ocasiões torna se uma tarefa difícil falar sobre Arte Contemporânea em sala de aula, uma vez que algumas realizadas estão distantes da percepção e conhecimento de nossos alunos, sendo assim adaptar práticas e oferecer propostas que estreitam esta distância torna se uma constante no dia a dia de alunos e professores. Acredito que ao propor o Projeto Varal da Arte – Mãos em 3D estarão reunindo em uma única proposta a reflexão sobre a importância da arte em ambientes diversos, a comunicação visual, as relações interpessoais e a sensibilização do outro.

Objetivo Geral
Despertar nos alunos através de vivências através do Varal da Arte – Mãos em 3D a importância da arte no contexto escolar e social.

Objetivos Específicos
ü  Utilizar se como forma de expressão, de diferentes materiais, técnicas, e procedimentos.
ü  Sensibilizar a comunidade escolar através de propostas que envolvam a arte e suas poéticas - intervenção.
ü  Contribuir para a socialização e inter-relação pessoal na escola.
ü  Estimular os alunos a manifestar se culturalmente através da arte.
ü  Construir um varal suspenso no 2ª andar da escola.
ü  Confeccionar a réplica da mão utilizando a técnica em 3D.
ü  Estimular os alunos a observarem as reações diante da proposta de Arte no Varal.

Público Alvo
A Escola Estadual de Ensino Médio Edgardo Pereira Velho, situada a Rua Menotti Garibaldi nº 220, no Centro da cidade de Tavares / RS, atualmente conta com  46 professores efetivos e contratados  e 14 funcionários efetivos e contratados, com horário de funcionamento nos turnos manhã, tarde e noite. Atende uma clientela de aproximadamente 700 alunos de classe média baixa nos três turnos, oferta o Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais este último na modalidade Politécnica e EJA.
O projeto beneficiará os alunos do ensino médio politécnico, turmas de  1º e 1º ano visando à interdisciplinaridade e trocas de saberes entre professores, funcionários, alunos e visitantes.

Metodologia
1º Momento – aula 1
Serão mobilizados os alunos do Ensino Médio Politécnico 2º e 3º anos sobre:
O que é Arte?
Como a identificamos?
Em que espaços?
Livro referência – Arte Por Toda a Parte - Cap.:1

2º Momento – aula 2
Sensibilização com o vídeo: Como desenhar uma mão em 3D, disponível  em : https://www.youtube.com/watch?v=2c51v0HjCmc
Proposta da Confecção da Mão em 3D
3º Momento - aula 3
Reflexão sobre arte poética
Escolha de uma pessoa para dedicar a mão em 3D, neste processo o aluno não precisa se identificar a assinatura é a mão em si, a comunicação se dará através de um poema, letra de música, frases, poemas, desenhos, pedidos de desculpas, pedidos de namoro dentre outros, sempre exaltando o bom humor e a ética nos trabalhos.
Texto sobre intervenção na Arte, proposta do Varal suspenso.

4º Momento - aula 4
Execução do varal, montagem exposição das mãos.
Presença de som ambiente.
Visita ao espaço e trocas de experiências, leitura visual.
Observação dos visitantes e suas reações diante da proposta.

5º Momento - aula 5
Reflexão sobre a Proposta Arte no Varal,
Receptividade dos colegas
Trocas de experiências
Intervenção na arte

Procedimentos
Ä  Sensibilização através de vídeos voltados à temática
Ä  Criação e divulgação da mão em 3D
Ä  Diálogos e trocas de experiências
Ä  Arte poética
Ä  Socialização entre os alunos
Ä   Varal suspenso – intervenção
Ä  Observação




Referências Bibliográficas
Utari, Solange, Et.al – Arte Por Toda a Parte - FT D, 2014.SP
Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=2c51v0HjCmc> acessado em março/2015.
Disponível em< http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao> acessado em março/2015.




0 comentários:

Postar um comentário