Projeto Varal da Arte Mãos em 3 D
Apresentação/ Descrição
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno
tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Ao
aprender Arte na Escola, o aluno poderá integrar os múltiplos sentidos
presentes na dimensão do concreto e virtual, do sonho e da realidade.
A noção de intervenção é empregada, no
campo das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o
termo.
A intervenção se dá, assim, sobre uma
realidade preexistente, que possui características e configurações específicas,
com o objetivo de retomar, alterar ou acrescentar novos usos, funções e
propriedades e promover a apropriação da população daquele determinado espaço.
O
termo intervenção é também usado para qualificar o procedimento de promover
interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes.
Intervenção, nesse caso, possui um sentido semelhante à apropriação,
contribuição, manipulação, interferência. Colagens, assemblages, montagens,
fotografias e desenhos são trabalhos que frequentemente se valem desse tipo de
procedimento.
Os
projetos de intervenção são um dos caminhos explorados por um universo bastante
diverso de artistas interessados em se aproximar da vida cotidiana, se inserir
no tecido social, abrir novas frentes de atuação e visibilidade para os
trabalhos de arte fora dos espaços consagrados de atuação, torná-la mais
acessível ao público e desestabilizadora e menos mercantilizada e musealizada.
Justificativa
Em algumas ocasiões torna se uma tarefa
difícil falar sobre Arte Contemporânea em sala de aula, uma vez que algumas
realizadas estão distantes da percepção e conhecimento de nossos alunos, sendo
assim adaptar práticas e oferecer propostas que estreitam esta distância torna
se uma constante no dia a dia de alunos e professores. Acredito que ao propor o
Projeto Varal da Arte – Mãos em 3D estarão reunindo em uma única proposta a
reflexão sobre a importância da arte em ambientes diversos, a comunicação
visual, as relações interpessoais e a sensibilização do outro.
Objetivo
Geral
Despertar nos alunos através de vivências
através do Varal da Arte – Mãos em 3D a importância da arte no contexto escolar
e social.
Objetivos
Específicos
ü Utilizar se como
forma de expressão, de diferentes materiais, técnicas, e procedimentos.
ü Sensibilizar a
comunidade escolar através de propostas que envolvam a arte e suas poéticas -
intervenção.
ü Contribuir para a
socialização e inter-relação pessoal na escola.
ü Estimular os
alunos a manifestar se culturalmente através da arte.
ü Construir um
varal suspenso no 2ª andar da escola.
ü Confeccionar a
réplica da mão utilizando a técnica em 3D.
ü Estimular os
alunos a observarem as reações diante da proposta de Arte no Varal.
Público
Alvo
A Escola Estadual de Ensino Médio Edgardo
Pereira Velho, situada a Rua Menotti Garibaldi nº 220, no Centro da cidade de
Tavares / RS, atualmente conta com 46 professores efetivos e contratados e 14 funcionários efetivos
e contratados, com horário de funcionamento nos turnos manhã, tarde e noite.
Atende uma clientela de aproximadamente 700 alunos de classe média baixa nos
três turnos, oferta o Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais este último
na modalidade Politécnica e EJA.
O projeto beneficiará os alunos do ensino
médio politécnico, turmas de 1º e 1º ano
visando à interdisciplinaridade e trocas de saberes entre professores,
funcionários, alunos e visitantes.
Metodologia
1º
Momento – aula 1
Serão mobilizados os alunos do Ensino
Médio Politécnico 2º e 3º anos sobre:
O que é Arte?
Como a identificamos?
Em que espaços?
Livro referência – Arte Por Toda a Parte
- Cap.:1
2º
Momento – aula 2
Sensibilização com o vídeo: Como desenhar
uma mão em 3D, disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=2c51v0HjCmc
Proposta da Confecção da Mão em 3D
3º
Momento - aula 3
Reflexão sobre arte poética
Escolha de uma pessoa para dedicar a mão
em 3D, neste processo o aluno não precisa se identificar a assinatura é a mão
em si, a comunicação se dará através de um poema, letra de música, frases,
poemas, desenhos, pedidos de desculpas, pedidos de namoro dentre outros, sempre
exaltando o bom humor e a ética nos trabalhos.
Texto sobre intervenção na Arte, proposta
do Varal suspenso.
4º
Momento - aula 4
Execução do varal, montagem exposição das
mãos.
Presença de som ambiente.
Visita ao espaço e trocas de
experiências, leitura visual.
Observação dos visitantes e suas reações
diante da proposta.
5º
Momento - aula 5
Reflexão sobre a Proposta Arte no Varal,
Receptividade dos colegas
Trocas de experiências
Intervenção na arte
Procedimentos
Ä Sensibilização
através de vídeos voltados à temática
Ä Criação e
divulgação da mão em 3D
Ä Diálogos e trocas
de experiências
Ä Arte poética
Ä Socialização
entre os alunos
Ä Varal suspenso – intervenção
Ä Observação
Referências
Bibliográficas
Utari, Solange,
Et.al – Arte Por Toda a Parte - FT D, 2014.SP
Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=2c51v0HjCmc>
acessado em março/2015.
Disponível em< http://meiroca.blogspot.com.br/2012/09/quer-aprender-desenhar-uma-mao-em-3-d.html
em março/2015
Disponível em< http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao> acessado
em março/2015.
0 comentários:
Postar um comentário