Sua escola além da sala de aula

28 de abr. de 2013


MITOS E VERDADES SOBRE A MUSCULAÇÃO

De aparelho em aparelho, ao longo de uma aula na academia debate-se de política aos bochichos do último reality show. Fala-se muito, também, de mitos e verdades sobre a prática dessa modalidade.
Por exemplo: uma pessoa muito forte nunca pode parar de treinar, se não os músculos se tornam flácidos. Tomar banho após uma série intensa de exercícios impede o desenvolvimento dos músculos. Apenas com uso de complemento alimentar, você consegue musculatura volumosa. Praticantes até experientes acabam encarando frases assim como verdade absoluta. Mas elas nem sempre são verdades.
 “A musculação é cheia de mitos e precisamos tomar cuidados com eles”, alerta o professor Wilmar dos Santos Villas, gerente técnico da musculação e setor cardiovascular de uma unidade paulistana da rede Cia. Athletica.
 O ganho de músculo varia de pessoa para pessoa. “É necessário avaliar a predisposição genética. Há quem tenha aptidão para correr e dificuldade para criar músculos. E há quem tenha facilidade para ter músculos maiores, mas pouca condição cardiovascular” compara.
 O mesmo vale para o aumento do peso. “É caso a caso. Para uns, a musculação significa peso a mais. Para outros, não”, diz Villas. “É fato que o músculo pesa mais do que a gordura, mas é um peso magro”. O importante, ressalta, é ter equilíbrio entre a proporção de gordura em relação ao peso magro.
Exercícios com pesos são excelentes para quem quer modelar o corpo, emagrecer, aumentar ou definir a musculatura.
Mas, mesmo com tanta informação por aí, ainda tem gente que ainda pensa que fazendo musculação vai  ficar enorme e musculosa (o) do dia para a noite. Na realidade, é mais difícil conseguir músculos fortes e hipertrofiados do que emagrecer.
            Para sanar algumas dessas dúvidas em relação à musculação, foi elaborada uma lista de mitos e respostas para vocês!
            - Quero começar a fazer musculação, mas tenho medo de ficar grande demais: Para você conseguir ficar muito musculosa (o) é preciso muita dedicação, alimentação especial, treino extremamente forte, genética apropriada, ou ainda uso de hormônios artificiais. Portanto, não se preocupe você não vai virar fisiculturista do dia para a noite.
            - Quando eu parar vai cair tudo: Isso não ocorre. O que acontece é que quando você treina com pesos, sua musculatura vai respondendo e alterando significativamente a forma do seu corpo para melhor. Se você parar de se exercitar, seu corpo vai voltando ao que era antes, já que o estímulo do exercício cessou.
            - Musculação não emagrece: Como toda atividade física, ela vai promover gastos calóricos no momento da realização. Sem contar que seu metabolismo basal também será estimulado, fazendo com que você gaste mais ao longo do dia. Outro fator é que quanto mais músculo se tem, mais energia você gasta em repouso.
            - Vou ficar com corpo de homem: Os hormônios são os responsáveis pelas diferenças corporais entre homens e mulheres. Por exemplo, a testosterona, hormônio que circula em grande quantidade no organismo masculino, é encontrada em proporções naturais muito pequenas na mulher.  Assim, homens têm mais massa muscular e mais facilidade para desenvolvê-la.
            - Não posso fazer musculação, pois estou grávida. A musculação é indicada para gestantes, desde que se tenha um histórico de atividades físicas anteriores. Ela vai ajudar no trabalho de parto, prevenindo dores lombares, auxilia no ganho de peso ideal e na recuperação pós-parto. Feita da maneira correta é um ótimo exercício para gestantes.
            - Vou transformar gordura em músculo: Isso não ocorre. Gorduras e músculos são tecidos distintos e não existe possibilidade dessa transformação ocorrer. O que pode acontecer é você perder gordura e ganhar massa magra. Aí sim é positivo.
            - Musculação endurece a gordura: o que vai ficar mais forte e duro é a massa muscular que fica por baixo do tecido adiposo. Portanto, se você fizer dieta apropriada, essa camada que recobre o músculo vai diminuindo também.
            Após alguns esclarecimentos, que tal fazer um teste no portal G1 para testarmos nossos conhecimentos.
.http://g1.globo.com/especiais/10-mitos-sobre/noticia/2011/04/veja-10-mitos-sobre-usculacao.html

DISPONÍVEL EM http://blogdamimis.com.br/2012/12/13/musculacao-mitos-e-verdades/

0 comentários:

Postar um comentário