Sua escola além da sala de aula

30 de jul. de 2013

O MODERNISMO NO BRASIL

A SEMANA DE ARTE MODERNA (1922)
            A Semana de Arte Moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo. O evento contou com a apresentação de conferências, leitura de poemas, quadros, dança e música, inspirados em técnicas de vanguarda europeia, como o Dadaísmo, o Futurismo, o Expressionismo e o Surrealismo, misturados a temas brasileiros. O grupo dos cinco, integrado pelas pintoras Tarcila do Amaral, Anita Malfati e pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, liderou o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais.
            Os modernistas ridicularizavam o Parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. Cansado da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa, os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura.

A PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO
            A primeira fase do Modernismo foi de 1922 a 1930, caracterizou-se pelas tentativas de solidiicação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas. Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições; eliminação definitiva de nosso complexo de colonizadores, apegados a valores estrangeiros. Logo, todas estas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.

A SEGUNDA FASE DO MODERNISMO
            A segunda fase do Modernismo foi de 1930 a 1945. A consciência crítica estava presente, e mais do que tudo, os escritores da segunda geração consideravam em suas obras questões sociais bastante graves: a desigualdade social, a vida cruel dos retirantes, os requícios da escravidão, o coronelismo apoiado na posse das terras - todos os problemas sociopolíticos.

O BRASIL NA DÉCADA DE 30
            No Brasil, em 1930 Getúlio Vargas subiu ao Poder, iniciando um período que ficaria conhecido como a 'era vargas' e que compreende a ditadura do Estado Novo, de 1937 a 1945. Durante a 'era vargas' a burguesia se fortaleceu e passou a ocupar posições de mando, enquanto o poder das oligarquias agrárias declinava. O fluxo de imigrantes diminuiu e as migrações internas, principalmente da região Nordeste para a cidade de São Pulo, aumentaram. 
           
INDICAÇÃO DE LEITURA          
            Vidas Secas, São Bernardo, de Graciliano Ramos; O Quinze, A hora da estrela, de Raquel de Queiros e Macunaíma.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SAMENTO, Leila Lauar. TUFANO, Douglas. Português: literatura, gramática, produção de texto. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.


 PROFESSORA ESPACIALISTA DANUSSA SOUZA DO AMARAL – ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDGARDO PEREIRA VELHO/TAVARES - RS

0 comentários:

Postar um comentário